quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

*Shoukai Shimasu* - Por que as garotas assistem Yaoi?


Hoje essa postagem vai ser diferente. O nome da minha coluna , Shoukai Shimasu era, inicialmente, para reviews, apresentar (Shoukai) animes e mangás. Porém, tive a ideia de colocar uma discussão: Por que as garotas assistem animes Yaoi?



Sinceramente, eu já tentei entender o porquê das chamadas “Fujoshi” (Garota Podre) assistirem tal gênero. Meus conhecimentos sobre animes/mangás Yaoi ou BL (Boys Love) são superficiais, pois nunca assisti/li (e pretendo nunca ver também xP) então, caso eu esteja falando algo equivocado, podem falar nos comentários.

Para quem não conhece Yaoi é o gênero de animes/mangás que mostram o romance homossexual. Já que esse gênero trata sobre homossexualidade, seria entendível se o único público-alvo fosse os gays. Mas por que garotas????

O principal argumento utilizado pelas fujoshi é: “porque é bonitinho”. Eu, particularmente, não veja nada de bonitinho nisso, mas... O que eu quero saber é: por que garotas veem tais animes, com relações homossexuais masculinas só porque são “bonitinhos”? Qual a felicidade em ver uma relação onde ela, nem em sonho, poderia participar? Mas, que seja.

Historicamente, as mulheres eram tratadas como objetos, algo com significância bem menor do que a do homem. Então, com o passar do tempo, evolução e movimentos feministas, as mulheres conseguiram valor igual ou parecido dos que a dos homens perante à sociedade. Depois de tanto esforço para que obtivessem a tão sonhada igualdade, surgem animes com enredos em que a existência da mulher em um romance “perfeito” é completamente negada, pois são protagonizados por dois homens. Se as próprias mulheres veem animes onde elas mesmas são coadjuvantes, e não serão mais do que isso, e se sentem bem assim, não tenho argumentos, mas...

Enfim, se você se encaixa nessa situação, comente sua “versão” aqui nos comentários.  Fique a vontade para defender o seu ponto de vista. Deixo claro que esse artigo é a minha opinião (eu, Hikaru) e não necessariamente do Grupo PAM. Minha intenção não é gerar preconceitos ou ser preconceituoso, é apenas gerar uma discussão saudável. Comentem, discutam, só ficam proibidos comentários preconceituosos, com ofensas, palavras de baixo calão e blá blá blá que todos já sabem xD comentários deste tipo serão deletados!! E, até a próxima! o/